segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

"Primeiro Estranha-se. Depois Entranha-se"

É uma expressão muito usada em Portugal. A sua origem é curiosa.

"Primeiro Estranha-se. Depois Entranha-se." foi o slogan criado em 1927, por Fernando Pessoa, para funcionar na publicidade da Coca-Cola, a pedido desta empresa, mas que nunca foi usado. É que parece que este slogan esteve na origem do fim da comercialização da Coca-Cola até 25 de Abril de 1974, em Portugal.

Tudo isto porque o director de Saúde de Lisboa - O dr. Ricardo Jorge justificava o seu entendimento argumentando que se do produto faz parte a coca, da qual é extraído um estupefaciente, a cocaína, a mercadoria não podia ser vendida ao público, para não intoxicar ninguém; mas se o produto não tem coca, então anunciá-lo com esse nome para o vender seria burla, o que igualmente justificava que ele não fosse permitido no mercado.

Perante o slogan de Fernando Pessoa, o dr. Ricardo Jorge entendia que ele era o próprio reconhecimento da toxicidade do produto, pois que, se primeiro se estranhava e depois se entranhava, isso era precisamente o que sucedia com os estupefacientes que, embora tomados a primeira vez com estranheza, o paciente acaba por adquirir a sua habituação.

Óh, Dr. Ricardo Jorge... mais tabaco nisso!
E assim se diz cá por Portugal...

2 postas de pescada:

Anónimo disse...

Os jogos de palavras a tramarem o zé portuga outra vez. E em tempos de censuras e propagandas qualquer palavra é uma arma.
para mim o melhor jogo de palavras do Estado Novo continua a ser o que se referia ao Benfica. Desde a sua fundação o Benfica smepre foi chamado pelo povo de "vermelhos", até ao fantastico advento do Estado Novo ter proibido esse "petit nom" promovendo a sua troca para "encarnados". O problema é que o tio Toni Oliveira associava sempre a palavra "vermelhos" aos comunas, comedores de criancinhas e numa altura em que o SLB ganhava mais que todos, era inadmissivel haver capas de jornais a conjugar as palavras "vitoria" e "vermelhos" na mesma frase. Assim nasceram os encarnados da Luz. Para ajudar à festa, o povo teve a feliz ideia de festejar o fim da 2ª Guerra empunhando as bandeiras dos paises aliados, USA, UK e...SLB em substituição da bandeira da URSS, proibida pelo regime. Curiosidades...

Gilberto Grão de Areia disse...

Ahahahahahhahahahhaahha
A sério?! Que máximo!

Olha estou mortinha é de curiosidade para ver a nova série que vai supostamente mostrar o "outro lado" do Sr. Tony Salazar, interpretado por Diogo Morgado!

É que não estou a ver o Tony a "despachar" a empregada em cima da bancada da cozinha, mas Ok! :)
Há sempre as versões sexuais de todos os chefes de estado totalitários! De preferência, com a versão de que eram precoces, mauzitos, pilas pequenas, um tomate... and the list goes on! :) Só para dizer tenta explicar de onde vinha a raiva para subjugar povos e tentar dominar o mundo! lool