domingo, 11 de janeiro de 2009

Felicidade atrai inveja?


Convivendo com diferentes pessoas, tenho andado a reparar ultimamente em algo curioso. Quase toda a gente, muitas vezes mesmo sem se conhecer, tem a mesma opinião em relação a este assunto.

Passamos por uma altura em que as pessoas têm medo de dizer umas às outras quando estão bem e/ou felizes por causa de alguma coisa. Têm medo da inveja, dizem.

Partilho coisas boas e dizem-me: "Cuidado, não digas isso a muita gente, nem publiques muito, porque há muita inveja por aí e é o suficiente para as coisas começarem a correr mal."

Engraçado que tenho a mesma impressão. Partilhar felicidade atrai inveja. Claro que não podemos generalizar, mas é aquela máxima que deve estar sempre minimamente presente, just in case... :) Logo eu, que tenho tido tanta vidente, aí pelas ruas, a dizer-me que ando sempre carregada de inveja! AHAHAH Como alguns de vocês já testemunharam comigo! :) Tenho que ter cuidado, pá! :P Qué las hay, las hay! :)))
Toda a gente certamente se lembrará de episódios na vida em que estava feliz por algum motivo e a partir do momento em que se começou a gritar o porquê ao mundo, tudo começou a desmoronar-se, aos poucos. Já me aconteceu. Depois, a tendência é refugiarmo-nos no "tudo o que é bom dura pouco". Eu costumo refugiar-me no "se aconteceu assim é porque eu tinha que tirar alguma lição disto". Parecendo que não, ajuda-me a aceitar, a compreender.

Sim, eu talvez seja um bocadinho supersticiosa, chamem-lhe o que quiserem.
Religiões totalmente à parte, a verdade é que acredito que são as energias positivas e negativas que fazem girar o Mundo. As energias entre as pessoas são as suas ligações. Daí que o povo também diga sabiamente que nos devemos rodear de pessoas positivas, de pessoas que gostem verdadeiramente de nós.

Acho que sim. Também acho, contudo, que há pessoas com energias negativas com que temos de aprender a lidar. Chama-se a isso criar defesas. E como isso nos faz falta a todos!
Não convém sermos avestruzes. Não convém que se fuja.

Tem havido uma tendência social em lamentarmo-nos constantemente. Em só falar das desgraças. Em não partilhar felicidade.
Será por isto?

Ao longo da minha ainda breve vida, apercebo-me que a palavra tem de facto um peso insuportável.

Felicidade atrai inveja?
Na maior parte dos casos, infelizmente, sim.
Às vezes, nem é por mal.
Mas já diz o (outro!) ditado: "O que não me mata, torna-me mais forte"
Ainda assim e só na dúvida, a piece of advice: não cutuquem a onça com vara curta! eheheh

5 postas de pescada:

Bruno Fehr disse...

Existe uma anedota exemplificativa disso:

Um pescador Português andava aos caranguejos e colocava-os num balde sem o tapar.
Um turista ao ver aquilo, perguntou ao pescador.

- O Sr. não tapa o balde? Nao tem medo que os caranguejos fujam?

Ao que o pescador responde:

- Óh amigo, estes caranguejos são Portugueses, assim que um tentar subir o balde os outros puxam-no para baixo.


É de facto uma triste característica Portuguesa em que se inveja e se chega a querer sabotar a felicidade e sucesso dos outros. Uma mentalidade de "se eu sou infeliz, ninguém pode ser feliz".

É triste.

Patricia Alexandre disse...

Infelizmente é verdade...a felicidade traz inveja...e dito pk quem já passou e passa neste corpinho de sereia lol
Mas é verdade é um facto...n podemos gritar ao mundo a nossa felicidade que fazem logo olho gordo á nossa happinness :(

P.S.- Já agora onde andas gaja???? Temos de combinar uma noite de tertulia e outra de cowboiada ehehe...tou a precisar..

Gilberto Grão de Areia disse...

P.S.(R) à Paty:

Sweety, tenho andado na correria das avaliações da universidade = últimas duas semanas do semestre. Neste momento, estou na universidade, a terminar um trabalho, alone.
Já sabes como é, nesta altura, desapareço do mapa... ;)
Acaba tudo esta Sexta e na próxima 3ªf vou para Lx, para trabalhar na BTL, até Domingo. Trabalho, mas também já está agendada muita paródia, of course!!! :P

Queres vir?! ehehe!
Aiiii... não podes, né?! lllooolll

Resumindo e concluindo, a partir de 26 Janeiro estou operacional. Podes marcar agenda pá maltinha se reunir, isto se quiserem esperar pelo gáudio da minha presença! LOOOOL
Achas que só digo asneiras...?!

Kissssssss na ponta do nariz!
;)

Gilberto Grão de Areia disse...

Adenda a P.S.(R)à Paty,

Doing! :P
Também pode ser este fim-de-semana (Sexta, Sábado...) boa? boa?
Tiiiiim!

(e agoras sacas tu da tua agenda social dos eventos do fim-de-semana e enumeras-me porque não pode ser: o jantar com a tia, o com a mãe, o com o PSD, o jantar na casa do Pedro, etc...etc... e não há dias no fds para os jantares que tens!ehehe e rematas tu com um merecido: "Viesse mais cedo!")

Yaaaa... estou a ficar fritinha da pipoca! Muito computador... :P

A aguardar comentários sobre eventuais agendas! :)

Patricia Alexandre disse...

olha amori...vem jantar lá a casa 6a feira, vem o fernando e a pitucha vai ser uma tertulia dakelas lol e depois com sorte o meu cunhado jorge (outro frito da pipoca lol) fica de babá dos moços e nós vamos para a cowboiada o q dizes?????