sábado, 14 de junho de 2008

"Num Mundo de Diferenças, a Diferença é Macau"


(O centro histórico de Macau e a boa da calçada portuguesa)

(MGM Grand Macau)


Os países orientais fascinam-me não fosse eu degenerar a alma portuguesa, a mesma que se encantou, no passado, pelas essências orientais e, entre elas, Macau.

A somar, a grande paixão da minha adolescência viveu lá algum tempo e partilhava muita coisa. Estas coisas também contribuem.
Hoje, Macau torna-se, mais e mais, uma porta aberta ao turismo mundial.

A marca lusitana deixada naquilo que é hoje a singularidade da cultura chinesa aliada (obvious!) a um bonito investimento de 25 mil milhões de dólares (nem consigo imaginar estas quantias!) em novas mega infraestruturas (MGM) veio trazer a Macau um acelerado desenvolvimento no que concerne o turismo.

Consta que 2007 foi um ano de forte reconhecimento mediático de Macau a nível internacional.
Só em 2007, Macau recebeu mais de 27 milhões de visitantes, reflectindo um crescimento de 22,7%! Os três países que representam o maior número de visitantes são o Interior da China, a Região Administrativa Especial (RAE) de Hong Kong e Taiwan, China.
O Interior da China que representa 49 cidades que usufruem da política de "vistos individuais" é o mercado com maior potencial de crescimento e o mais importante para Macau.
Macau reúne agora 85 hóteis e estabelecimentos similares, representando 17.000 quartos.

Competindo com o Algarve (lol!), Macau tem 1.317 guias turísticos licenciados e 118 transferistas. (Joaninha, não tens guias?! Importa! lol)

"Num mundo de diferenças, a diferença é Macau" foi o slogan escolhido para efeitos de promoção turística, integrado no tema promocional deles para este ano "Sentir Macau".
Gostei imenso do slogan.
Macau, em 2008, pretende posicionar-se, entre outros, no desenvolvimento do turismo de negócios e na promoção de produtos turísticos refinados.
Macau destaca-se por eventos e actividades culturais com projecção internacional como o Concurso Internacional de Fogo de Artifício, o Grande Prémio de Macau, o Festival Internacional de Música e o Festival de Gastronomia.
Nós, os Tugas, já vamos "parando" por lá de férias, mas, segundo as estatísticas, a grande maioria organiza a viagem sozinho, sem ser por intermédio de agências de viagens.

Daqui para a frente os Lipópós (termo carinhoso!) em Macau serão certamente mais procurados por Tuguinhas (igualmente carinhoso) por efeito de eventos como a comemoração dos 10 Anos da transferência da Administração de Macau de Portugal para a China (ah pois é, já lá vão 10 anos!), os Jogos Olímpicos (se entretanto não houver boicote!), ou ainda a Expo Xangai em 2010. E claro, para os amantes de Poker, etc... não podem esquecer que falamos da capital do jogo!

Eu cá ia!...

(fonte: Revista Viajar, nº229)

0 postas de pescada: