sábado, 19 de abril de 2008

Tropa de Elite - Pirataria como Marketing


"Tropa de Elite", de José Padilha, foi um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos e que, merecidamente, foi galardoado com o Urso de Ouro, na categoria de "Melhor Filme 2007", o mais alto galardão do Festival de Berlim. (Este prémio, no mundo da Sétima Arte, é considerado o terceiro mais importante do Mundo, ficando atrás apenas do Óscar e do Festival de Cannes. )



Estudos realizados no Brasil estimaram que este filme foi vendido em barraquinhas (camelôs), ao preço da banana, o que levou a que 3 milhões de pessoas o tivessem assistido muito antes da sua estreia, através de cópias ilegais.
No entanto, ao contrário do esperado, foi aspecto que acabou ironicamente por contribuir favoravelmente para a versão do "Tropa de Elite" (porque a versão pirata que correu é diferente) no Cinema, uma vez que, assim que saiu oficialmente nas bilheteiras brasileiras, esgotou em uma hora!

Como sempre, ainda está para ser inventada melhor estratégia de Marketing que o "boca-a-boca"! Sim, porque o lançamento do "Tropa de Elite" primeiro nas ruas do que nos cinemas pode ser considerado um "boca-a-boca"! :)
Há quem diga que o filme, para fins de pirataria, foi uma fuga originada por elementos da equipa do filme para arrecadar maior lucro com as vendas, fugindo aos impostos, e simultaneamente promovendo o filme no cinema; há quem diga que foi "vazado" pela empresa responsável pela subtitulagem, etc. Especulações, especulações!...
Contudo, o próprio realizador não se mostrou muito chateado até porque chegou a argumentar que "o público de filme de DVD pirata é um e o que vai ao cinema assistir ao filme é outro".
OK! Eu sei... Citação ALTAMENTE polémica, mas enfim...

Tudo isto porque o PeOplE k KuRTe :) carinhosamente adoptou o grande funki dá fávelá, "Morro do Dedê", para background das suas noites de pura emoção! eheheh

Grande som! Formigo, põe som na caixa! :D
Pápárráááápá Pápápápá!!!

1 postas de pescada:

Anónimo disse...

desde já deixo o meu obrigado por teres postado este filme, pra mim tb foi dos melhores filmes dos ultimos tempos.!!..o Brasil tem mt potencial em termos de actores, já k eles contracenam como se o fizessem a vida toda e colocam sempre mas sempre as emoções á flor da pele, ja sem falar da lingua muito abértaaa né? por outro lado, este filme mostra mt bem o k se passa em muitos países da América Latina..a corrupção constante de grandes patentes e a maneira cm se pode contornar a lei..aos olhos de Fabio( no filme)..
O Brasil , um grande país onde ainda se precisa de fazer muito pela população.
Adorei o filme pela faceta humana e real!

beijossss mágicos

Cátia