domingo, 12 de outubro de 2008

PostCrossing.com

Numa altura em que a correspondência caminha cada vez mais para o meio electrónico, surge um projecto para não deixar cair no esquecimento o simples gesto de enviar um postal por correio normal, fazendo amigos por todo o globo.

Chama-se PostCrossing. (cliquem para aceder ao site directo)

O objectivo deste projecto é permitir que as pessoas de todo mundo possam receber postais de qualquer outra parte do mundo.
O funcionamento é bem simples: se enviarem um postal, receberão pelo menos um em retribuição, de um postcrosser aleatório de algum lugar no mundo.
Depois de ser registarem, com um mapa que terão acesso no site, poderão facilmente acompanhar de onde vêm e para onde vão os postais em trânsito.

O objectivo inicial do autor do projeto, Paulo Magalhães, era receber algo mais em sua caixa de correio além de contas e publicidade. Se se adicionar o isso a surpresa de receber postais dos mais diferentes pontos do mundo, dos quais talvez provavelmente nunca se ouviu falar, é certamente uma aventura deliciosa.

Como Funciona?
Após criar um cadastro com um breve perfil poderão pedir uma morada ao sistema, que será aleatória. De imediato, receberão essa morada para o email que registaram, mais um ID (por exemplo: BR-7858) que identifica esse postal no sistema. Então, deverão enviar o postal para essa morada, e escrever nele o ID dado, o que permitirá que a pessoa que o recebe possa registar esse postal no site. Só a partir deste momento a vossa morada entrará na base de dados e começarão a receber postais de outros, através do mesmo processo. Ou seja, este processo fará com que o vosso nome ingresse a lista de endereços a serem dados à pessoa seguinte que requisitar um endereço. Tudo aleatório.
O vosso postal poderá ir para Marrocos, poderão receber um da Finlândia, enviar o seguinte para a Argentina e receber em seguida um da Letónia... Podem ainda também escolher correspondentes nacionais.
Isto funciona como uma corrente permitindo que todos recebam geralmente dois postais ao emitir um: um da pessoa a quem enviaram - se a pessoa se decidir a responder-lhe - e outro de um usuário aleatório do sistema.
Podem pedir até 5 endereços de cada vez. Cada vez que os vossos postais são recebidos, e vocês são notificado por email, poderão pedir mais 5.

Para quem colecciona postais, fica a dica... inscrevam-se e recebam vários postais!
Para quem não colecciona, ainda é uma opção para conhecer culturas diferentes e fazer novas amizades!

Eu já me inscrevi! Calhou-me um finlandês. Vou enviar um postal!
Depois conto-vos como está a ser a experiência.

Nota: à semelhança deste projecto, e existindo há mais tempo, existe também o BookCrossing.com. (cliquem para aceder ao link directo)

HAVE FUN!!!

5 postas de pescada:

choco disse...

isso parece fixe..tenho de experimentar...jocas
spotdoxoco

Kit-Kat disse...

isto pareceu giro! acho que vou experimentar...eheh

Anónimo disse...

Lindona eu sou uma postal addicted!!! vou já tratar disto e por-me ai no mundo da correspondência :)

Anónimo disse...

É fixe se puder enviar postais RSF ao qual me respondam com vales postais...

SalmA disse...

ESPECTACULO!!!!!!!!!!!
Obviamente k vou passar por essa experiencia!!!! :D

Boa Lindex......

kissaoooo