Reza a História que Sagres foi o sagrado porto de partida para a diáspora portuguesa no século XVI, liderada pelo Infante D. Henrique.
Com um efeito mágico, não consigo esconder que nomeadamente Sagres e Lagos (onde foram desenvolvidas as Escolas Marítimas para a preparação da grande jornada pelo Infante) conseguem reportar-me de alguma forma a essa época que nunca vivi, mas que me fascina e me faz sentir muito orgulho nos feitos dos nossos navegadores.
Que cenário de partida, não?!
Sim, sou mais uma portuguesinha saudosista que se emociona com os Descobrimentos... :)
(Breve Resumo d'Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões)
No seguimento, Fernando Pessoa, séculos mais tarde resolve continuar a história d'Os Lusíadas, anunciando o império que faltava, o V Império. Por outras palavras, Pessoa defende que o V Império é o mundo transcendente, sendo que, sem este, e parafraseando-o, "(...) falta cumprir-se Portugal".
Acredito que o senhor terá razão. Falta alma.
Deixo-vos, assim, também o capítulo d'O Infante d'A Mensagem de Pessoa, encantandoramente interpretado pela nossa Dulce Pontes, em 1999. Muito old school! :)
O famoso verso que, sendo pequeno, tem o tamanho da Humanidade : "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce"
(Projecto Atlântico - Dulce Pontes - O Infante (1999) )
2 postas de pescada:
andas a arrepiar-te muito ultimamente......ihihih.se keres eu tenho uma fotp sacada á pouco tempo onde aprecia uma caravela desses tempo..keres?keres?.jocas
spotdoxoco
Eu sou assim, uma arrepiada, o que é que queres?! ahaha
Manda lá a foto, são sempre benvindas!
Grão de Areia
Enviar um comentário