sábado, 5 de julho de 2008

Sagres & Os Descobrimentos

(Porto da Baleeira/06h40 am/ 29 Junho 08 @ Sagres)

Reza a História que Sagres foi o sagrado porto de partida para a diáspora portuguesa no século XVI, liderada pelo Infante D. Henrique.

Com um efeito mágico, não consigo esconder que nomeadamente Sagres e Lagos (onde foram desenvolvidas as Escolas Marítimas para a preparação da grande jornada pelo Infante) conseguem reportar-me de alguma forma a essa época que nunca vivi, mas que me fascina e me faz sentir muito orgulho nos feitos dos nossos navegadores.

Que cenário de partida, não?!

Sim, sou mais uma portuguesinha saudosista que se emociona com os Descobrimentos... :)

Porque falar em Descobrimentos, inevitavelmente, nos lembra o génio que transpos os feitos para o papel, Luís de Camões, tenho que partilhar este clip convosco que é um resumo d'Os Lusíadas de muito bom gosto, não fosse a música de fundo a mesma do filme "Requiem for a Dream" do Darren Aronovsky. Música esta que é terrivelmente angustiante mas de uma beleza inigualável. Arrepia-me da cabeça aos pés. É daquelas músicas que eu escolhia para fazer expurgar a alma. :)
Não deixem de espreitar, a sério:

(Breve Resumo d'Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões)

No seguimento, Fernando Pessoa, séculos mais tarde resolve continuar a história d'Os Lusíadas, anunciando o império que faltava, o V Império. Por outras palavras, Pessoa defende que o V Império é o mundo transcendente, sendo que, sem este, e parafraseando-o, "(...) falta cumprir-se Portugal".

Acredito que o senhor terá razão. Falta alma.

Deixo-vos, assim, também o capítulo d'O Infante d'A Mensagem de Pessoa, encantandoramente interpretado pela nossa Dulce Pontes, em 1999. Muito old school! :)

O famoso verso que, sendo pequeno, tem o tamanho da Humanidade : "Deus quer, o homem sonha, a obra nasce"


(Projecto Atlântico - Dulce Pontes - O Infante (1999) )

2 postas de pescada:

choco disse...

andas a arrepiar-te muito ultimamente......ihihih.se keres eu tenho uma fotp sacada á pouco tempo onde aprecia uma caravela desses tempo..keres?keres?.jocas
spotdoxoco

Gilberto Grão de Areia disse...

Eu sou assim, uma arrepiada, o que é que queres?! ahaha

Manda lá a foto, são sempre benvindas!

Grão de Areia