domingo, 20 de julho de 2008

"Holidays in the Sun" & Palácio Fonte da Pipa



ALLGARVE


(Exposição Fundação Serralves @ Palácio Fonte da Pipa_Loulé/ 18 Julho 08)


(Exposição Fundação Serralves @ Palácio Fonte da Pipa_Loulé / 18 Jul 08)

A exposição acima, no contexto do programa Allgarve Arte Contemporânea 2008, é da autoria de Claude Lévêque, Cildo Meireles, Fernanda Fragateiro,João Tabarra, Miguel Palma, Rogelio López Cuenca, Thomas Hirschhorm, Tobias Rehberger, Xana, e , este em específico, encontra-se no Palácio Fonte da Pipa a dar-vos as boas vindas.

Garanto-vos que é um cenário muito agradável à vista, ao chegar de carro, e deparármo-nos logo com a 1ª exposição. Gostei muito do conceito.

que raio de coisa é esta de scooters com rosas de plástico brancas? - perguntam vocês.


O Allgarve explica... :)

Holidays in the Sun é uma canção dos Sex Pistols criada em 1977 que contrastava a utopia das férias e do lazer com um mundo onde ainda havia o muro de Berlim e os problemas políticos e sociais desmentiam, ontem como hoje, a ilusão de uma vida sem problemas tal como ela surge apresentada nas promoções do turismo na sociedade ocidental. Nas férias, o mundo não pára, apesar da aparente suspensão do tempo que redefine o quotidiano nesses dias que marcam uma excepção no calendário anual do trabalho. Os jornais continuam a ser editados, a televisão continua a transmitir notícias e todos nós, nas nossas férias, fomos já sobressaltados por acontecimentos que nos despertam para esse mundo que pensávamos ter esquecido. As férias são também um tempo para pensar. Alguns dos melhores livros que lemos na nossa vida foram lidos em férias. Algumas das melhores ideias que tivemos assaltaram-nos então.

(...)

A canção dos Sex Pistols é um ponto de partida para uma exposição que reúne vários artistas portugueses e estrangeiros, em 2008, no Algarve, paraíso do turismo na Costa Ocidental da Europa. Os projectos dos artistas serão instalados fora dos circuitos convencionais de apresentação da obra de arte, fora do espaço da galeria, do museu ou do centro de arte. Poderão aparecer num aeroporto, numa rua, numa praia, numa praça ou numa estrada, num velho armazém ou em inúmeros dos lugares públicos frequentados por quantos estiverem no Algarve no Verão de 2008. A configuração destes projectos é sempre surpreendente, irrompendo no quotidiano de modo inesperado.

(fonte: http://www.allgarve.pt/v2/pt/todos/arte/HOLIDAYS+IN+THE+SUN.aspx)

Este conceito pode ser encontrado assim pelos diferentes espaços no Algarve, entre 22 Junho e 7 Setembro:

Praias de Santa Eulália e de São Rafael, Albufeira; Aeroporto de Faro, Fábrica da Cerveja e Museu Municipal, Faro; Praia D. José e Quinta Fonte da Pipa, Loulé; Praia da Rocha e Antiga Lota, Portimão

Ainda no Palácio da Fonte da Pipa, encontrarão a continuação da exposição, onde terão obras de autoria, por exemplo (qual não foi o meu espanto!), do Dr. Júdice, célebre advogado.

Pequeno À Parte...

Relativamente ao espaço Palácio da Fonte da Pipa, em Loulé, tenho a dizer-vos que fiquei com o queixo no chão! É um sonho! (Na primeira foto, acima, consegue-se ver de fundo o palácio.)

Trata-se de um espaço privado que é da posse de uma imobiliária inglesa que, segundo soube, comprou o espaço/ terreno e apresentou um projecto na CM de Loulé de construção de casas nos hectares a perder de vista que o circundam. Graças ao santo Deus (lol!), o projecto foi recusado. Desde então, o palácio está deitado ao abandono, com as suas salas magnânimas trabalhadas em madeira e os seus jardins idílicos, com murais decorados com Arte Kitsch...

O palácio foi cedido para palco da exposição inserida no programa Allgarve 2008 de que vos falo acima e está aberto ao público. O espaço, sendo lindíssimo, está absolutamente degradado e, embora se consiga descernir a decoração única que um dia teve e ainda tem vestígios, as madeiras estão podres, as paredes manchadas, a tinta balofa, e os degraus em caracol, também em madeira, têm buracos que nos levam a pensar duas ou três vezes antes de pisá-los.

Levantei as minhas dúvidas em relação a pormenores de segurança aos visitantes, sendo que estava, naquele momento, uma escola primária a visitar a exposição, mas...!

Já houve quem tentasse comprar o espaço (conseguem imaginar o preço de um palácio?!), mas sem sucesso. A imobiliária, até à data, não tem pretenções de vender.

Ainda assim, recomendo vivamente que visitem o espaço, pela exposição e por ele próprio. Não se sabe quando, e se, voltará a abrir, após esta exposição!

Nota: conta-se que é uma casa assombrada também (óbvio! que delícia! eheh) porque o caseiro morreu lá.


POR FIM...
Um bem haja à Câmara Municipal de Loulé que está em grande força!

Adorei conhecer o Palácio da Quinta Fonte da Pipa e está para vir a visita às famosas Minas de Sal Gema, de cerca de 270 m de profundidade, que têm ligações subterrâneas, desde Loulé até Faro!
Além de ter uma exposição em vigor e de serem utilizadas para casamentos, as Minas já foram palco de cinema, (imaginem só a pedra!)para filmes como o "Underground" do Emir Kusturica (ironia da coisa... eheh)
Não vou perder uma visita a isto por nada deste mundo!!
(Minas de Sal Gema @ Loulé)

AGORA VENHAM-ME LÁ DIZER QUE O ALGARVE É SÓ SOL E PRAIA...

9 postas de pescada:

Rititi disse...

Que fixe! :)

Tenho que ir aí! :)

Bailar com o kusturika e meter-me como caseiro!! ihih

Anónimo disse...

Estudei 5 anos em Loulé, do 10º ao 12º ano e sempre me perguntei o porquê do abandono daquele palácio. Aliás, confesso que o ganhei uma vez num jogo de póker, como tal foi meu durante algum tmepo, até o ter perdido há cerca de 3 meses numa aposta idiota em que eu defendia que a Manuela MOura Guedes ia ficar bonita com a plástica.... terem-me deixado a roupinha já não foi mau.
Quanto à exposição que eu desconhecia, não posso deixar de saudar (como fão de smepre dos Pistols) e sem dúvida que terei que ir ver.
Para as fanzes de Kusurica, espero não estar a dar novidade, mas o Dr. Nele e companhia vão estarno Sagres Surf Festival, o que depois de Devotchka parece ser uma inva~sao da musica balcãnica ao Algarve...

Anónimo disse...

Ahh, para quem não conhece, aqui fica Holydays in the Sun - Sex Pistols, num clip que certamente irá agradar à gerencia (uma concorrencia muito atenciosa)

Anónimo disse...

Humm cá se me parece que me esqueci do link:
http://www.youtube.com/watch?v=VZMYpXFfq-g&feature=related

Patricia Alexandre disse...

muito fixe

Eu ADORO palácios...e esse escapou-me....

Tenho de ver se consigo ir visita-lo acho dificil mas enfim...

Gilberto Grão de Areia disse...

Caro Constantino,

Muito lamento a sua perda no poker... Daí o abandono do palácio, mas, de facto, essa aposta...!!!! :)

Obviamente bem conseguido, esse vídeo! :) Obrigada!

Essa dica do Sagres Surf Festival já sabia... só há polémica em relação à data! Sabes?
Vocês vão ver? Digam alguma coisa... tu e a Miss MJ! :)

A concorrência trata bem, não é? Sempre a fazer visitas!!! Mas também a ser largamente recompensada com refrescantes chás de menta, com 15 dias (no mínimo!) de conservação frigorífica! lololol
Estou a brincar! Estava uma delícia! Aquelas nódoas de óleo a boiar no chá até nem se notavam muito... MEGA lol! :D

Beijoka, moço!

Grão de Areia

Gilberto Grão de Areia disse...

Paty, quem é que não adora palácios, darling?...

Anónimo disse...

Ainda não sei se vou ver o Emir, dizem que é preciso pagar ó o catano e entretanto vou uns dias ao Sudoeste, onde também vai (e agora a parte melhor) a Magali J, o que de certeza vai ser um filme dos antigos. Neste caso vai ser mesmo "pago para ver".
Quanto aos boiantes do chá, não sei do que falas. Afinal de contas ainda não tinha verdete nem nenufares com sapos saltitoes

Anónimo disse...

Boas..

Parece que há boas noticias.. dentro de 8 dias´está prevista a abertura duma nova "vaga" de exposições no palácio (21 Junho)..

cumpts

Tc