... Confesso que é um tema que me fascina, não fosse eu Peixes, signo inclinado ao esoterismo, segundo entendidos.
Cresci a ver a minha mãe a ler bastante sobre o tema, a reflectir comigo por perto sobre muitas ligações que, de uma forma aprofundada e séria, ausente da vertente sensacionalista da última página da "Maria", podiam ajudar o ser humano a perceber-se melhor, a perceber os outros, a perceber o Mundo e até a Natureza.
Sim, cresci a ouvir expressões da boca da minha mãe, odiadas pelo empíricos, como:
- "Estás a chorar por causa disso? És mesmo Peixinhos!" ou "Será que não consegues discutir sem chorar?! " (Nota: Mãe, ODEIO quando me dizes isto!)
- "As tuas piores notas foram Matemática e Educação Física, filha? Pois...os Peixes são geralmente mais dados às áreas humanísticas... " (Nota: Mãe, o Einstein era Peixes!)
- "Desde pequenina, chegava sempre aquela altura do dia em que levavas horas a brincar sozinha, entretidíssima nesse teu mundinho de Peixinhos. Eras uma criança que não davas trabalho nenhum."
-"Filha, tu tens amiguinhos que nunca mais acabam!!! Os Peixes são geralmente bons amigos, sobretudo, porque são bons ouvintes, sabias?! Deve ser daí."
Entre outras afirmações frequentes que agora não me lembro :) E agora que me descobriu o ascendente em Escorpião, é outra área completamente nova a explorar! Já estão a ver o que sofri/ sofro?! lol, estou a brincar.
Com ela, e à medida que desenvolvi o meu próprio interesse, também aprendi que os signos e os respectivos ascendentes podem assemelhar-se a uma laranja. Isto é, enquanto que o ascendente é a casca da laranja (aquilo que mostramos ao Mundo), o signo é simbolicamente o gomo (aquilo que é escondido na casca, a verdadeira essência), pelo que não são só alguns de nós que são especiais, mas sim todos nós.
Muitas vezes, "discuto", sadiamente, com amigos fortemente empíricos, em relação ao que "dizem os astros" e é sempre uma tremenda confusão, porque, na minha óptica, a discussão começa logo de uma base errada: um problema de visão torcida geral, nesta matéria.
O problema que, a priori, cria logo um entrave ao conhecimento: Alguns dos meus amigos julgam que a leitura dos astros se resume àqueles textos da última página da "Maria" ou da "TV 7Dias" que servem para todas as pessoas que, de diferentes signos, habitam TODO O PLANETA TERRA... Ou ainda que a leitura dos signos prevê o futuro... Que a respectiva crença nos mesmos revela ingenuidade e/ou ignorância... Que o data e a hora do nascimento dite as características de uma personalidade e que se tivesse nascido na cidade vizinha, por exemplo, poderia ser outra pessoa...
Tenho a dizer, da forma mais sucinta que me for possível, a minha opinião:
- Desde sempre o Homem se guiou pelos astros, pelos mais diversos motivos como a navegação, a pesca, a agricultura, a procriação, etc. Sempre houve a preocupação dos mais diversos tipos de de orientação através dos mesmos.
- As leituras dos signos e dos ascendentes (os que são sérios, não é "Maria" type!!!) não prevêm futuro nenhum. Delineam traços comuns a pessoas que, por nascer em determinada altura, sofrem influência de determinados astros e dos seus movimentos (Natureza e Universo).
- Se a Lua, os astros, a Natureza, o Universo, as suas posições e os seus movimentos, etc, influenciam as plantas e os animais, porque é que é estapafúrdio pensar que também influenciam o Homem?
- Apesar dos textos generalistas publicados por aí, eu, ainda que pertencendo à secção Peixes, não serei igual a mais ninguém no Mundo, também creio, mais que não seja porque somos uma construcção constante. No entanto, acredito que há pontos comuns (nuns mais, noutros menos) entre pessoas do mesmo signo, até porque é na diferença que, por exemplo entra o ascendente....
Este é um tema em que eu ficava a divagar dias a fio. Gosto imenso.
Também vos digo que por muitos empíricos que haja por aí, é com toda a segurança que afirmo que TODA A GENTE SE INTERESSA PELO SEU SIGNO e em descobrir o que diz, verdade ou mentira?! Há sempre curiosidade. Ninguém escapa.
A verdade é que sempre que leio seja o que for sobre o meu signo, bate certo, certinho. SEM CONTAR COM ESSAS TRETAS DE PREVISÕES DE FUTURO, ok?
Pedia-vos, como bons curiosos que são, que visitem a História dos Signos. É uma explicação muito metafórica mas gira dos signos.
Quem é que não interpreta que determinada pessoa está com desejo de nos estudar quando nos pergunta de que signo somos, ficando, depois da nossa resposta, pensativo(a), com AQUELA cara de "Ahhh, eu logo vi..."? ehehhe
Empíricos, vocês falam, falam... mas arrancava quase um dentinho em como também se deliciam com todas as dicas que encontrem sobre o vosso signo! :)
Não querem saber nada dos signos. Ya! Ya!... Bullshiiiiiiiit!!!