80'S EM PORTUGAL... As Relíquias!
No contexto desta minha última fase de exploração de música dos anos 80, eis que, no dia do meu aniversário tiveram a gloriosa ideia de me oferecer uma colectânea desta grande década de produção musical - a melhor até à data, para mim - que, desde já, altamente recomendo ("O Melhor dos Anos 80" - FNAC). Muito bom!
Para meu regalo, ao ouvi-lo, deliciada, descubro música portuguesa de grande qualidade e muito nível!
UM POUCO SOBRE MLER IFE DADA...
Curiosamente, esta banda surge em 1984 (ano em que nasci), em Cascais, e apresentou-se como um dos projectos mais originais da, então, nova música portuguesa, no que concerne Pop/Rock.
Originalmente, o vocalista era Pedro D'Orey que vem, mais tarde, a dar lugar a Anabela Duarte, uma cantora muito carismática, com voz de fadista, que fazia parte de outros projectos como os "Ocaso Épico" e "Bye Bye Lolita Girl". Anabela Duarte cantou ao lado de Rui Reininho o tema "Apartheid Hotel".
Em 1987 editam o seu primeiro longa duração "Coisas que Fascinam", onde se condensam todos os estilos que o grupo pratica (desde o experimentalismo às coladeras cabo verdianas, no tema "Siô Djuzé", este com a colaboração de Rui Reininho). O tema "Alfama" é a aproximação ao universo fadista tão caro a Anabela Duarte. Este disco é considerado pelo jornal "Público" como um dos melhores de sempre da música feita em Portugal, distinção que só prova a criatividade do grupo.
Resumindo e baralhando, em 1989, aquando do lançamento do segundo LP "Espírito Invisível", a fraca adesão do público aliada aos cada vez mais escassos convites para actuações provocam a saída de Anabela do grupo, sendo substituída por Sofia Amendoeira que não tem o carisma e as virtudes de "performer" de Anabela. Com este line-up, a banda ainda edita um EP(6), mas dissolve-se definitivamente; pouco tempo depois.
Pois é... schuinf!...
MUITO bom! Aqui fica o meu tributo! ;)
Mais uma música para ouvir bem alto, embriagados na vossa alma! :)
(N.B. Ainda não atino em pôr o videoclip do You Tube, aqui, directamente, no post! Não aceita! Sorry! Que nervos...)